O Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ganhou cores, tendas, estandes e visitas de pessoas de vários municípios do Rio Grande do Sul, em busca de "descobrir" a instituição. A 4ª edição do Descubra UFSM encerra neste sábado, com funcionamento das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. O coordenador de Planejamento Acadêmico e também coordenador do evento, professor Jerônimo Tybusch, comentou, nesta sexta-feira, que a previsão de público deve ultrapassar a estimativa inicial da organização, que era de 25 mil pessoas.
– Vieram mais ônibus do que esperávamos. Acho que vamos ficar na casa dos 27 mil a 28 mil visitantes nesta edição – comenta Tybusch.
Sem muro há um mês, colégio teme pela segurança da comunidade escolar
Duas pessoas que com certeza estarão na conta final de visitantes são Camila Beque, 17 anos, e Emili Fano, 16. Nesta sexta-feira, as estudantes do 3º ano do curso Técnico em Eventos com Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha de São Borja visitaram os estandes de Jornalismo e Letras.
Camila conta que há algum tempo pensa em cursar Comunicação Social e, depois de conversar com os acadêmicos de Jornalismo, tem certeza que é esta graduação que quer estudar. Já Emili percebeu que seu caminho será no curso de Letras, com habilitação para Literatura-Português. Apesar de graduações diferentes, as amigas têm um sonho em comum: estudar na UFSM.
APRESENTAÇÃO
Enquanto alunos do Ensino Médio buscavam informações sobre as graduações que a universidade oferece, os acadêmicos da instituição apresentavam as áreas de estudo de seus cursos aos futuros estudantes da UFSM. No 6º semestre de Educação Especial, Tarciéli Martins, 20 anos, explica que a graduação que ela estuda muitas vezes é confundida com a Pedagogia.
Divulgada a lista de professores selecionados para o programa de alfabetização
– A Educação Especial não é reforço, é complementar ao ensino regular das pessoas com deficiência. Estudamos maneiras para atender o aluno incluído. O curso até conversa com a Pedagogia, mas são coisas diferentes – ressalta Tarciéli.
Além dos estandes dos cursos, o Descubra também conta com informações dos demais campi da UFSM, Espaço Vibe, com música eletrônica, a "Rua das Artes" e praça de alimentação.